Mato Grosso do Sul não está entre os primeiros a emitir nova carteira de identidade

0

Receita Federal divulga os sete primeiros Estados a terem novo documento

LÉO RIBEIRO, MARIANA MOREIRA

 

Mato Grosso do Sul está em fase de licitação para se adequar à nova carteira de identidade, por tanto cerca de alguns meses de distância de alguns Estado, como o Rio Grande do Sul que será o primeiro e que começa suas emissões já na próxima terça-feira (26).

Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), MS deverá cumprir o prazo limite de 23 de março, distante sete meses, para começar suas emissões.

Além do Estado localizado ao extremo-sul do país, logo na próxima semana Acre; Distrito Federal; Goiás; Minas Gerais e Paraná também começam a emitir as novas versões do documento de identidade nacional, conforme a Agência Brasil.

Além da nova aparência, muda também a cigla, com o brasileiro abandonando o Registro Geral (RG) para portar agora a Carteira de Identidade Nacional (ou CIN).

Ainda, a Receita Federal não apontou quando os demais Estados, além dos seis já citados, devem começar suas emissões, entretanto, mantém-se a ideia de que esse será o registro oficial nos 26 estados e Distrito Federal.

Segundo a AB, só conseguirá emitir o documento novo quem estiver com suas informações no Cadastro de Pessoa Física (CPF), de acordo com suas certidões atualizadas.

Vale ressaltar que, as informações do CPF podem ser atualizadas gratuitamente pelo site da Receita Federal.

AGENDAMENTO

Para solicitar o novo documento de identidade nacional, será necessário que o interessado faça o agendamento eletrônico.

O usuário deverá acessar o endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.

Na página, o cidadão será informado sobre os documentos necessários para obtenção da sua nova identidade ou da segunda emissão e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barras.

Edição: Pedro Lopes

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here