Márcio Araguaia representa deputada Tereza Cristina em entrega de calcário na Aldeia Jarará

0

Repórter Panorama do MS

“Participamos de momento histórico hoje (24-06), de entrega de 137 toneladas de calcário na Aldeia Jarará, em Juti. Vimos a felicidade estampada no rosto do cacique Silvio Iturve e nos semblantes das famílias lideradas por ele, ao receberem o benefício do Governo do Estado”, afirma o vice-prefeito de Naviraí, Márcio Araguaia, que representou a deputada federal, ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina.

O evento contou com as presenças do secretário da Seprotur (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar) Jaime Verruck, o diretor-executivo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) Fernando Luiz Nascimento, prefeito de Juti Gilson Marcos da Cruz, gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer Izabel Cristina Pereira, coordenador local da Agraer Roger Assumpção, vereadores Luzia Rocha e Nelsinho, 1ª dama do município Paula Santoro, secretários municipais e demais representantes da Agraer e Iagro.

 

“Na oportunidade levamos a mensagem da deputada Tereza Cristina, reiterando o compromisso de continuar apoiando a agricultura familiar para que a Aldeia Jarará seja desenvolvida e as 121 famílias (aproximadamente 500 pessoas) que residem ali em 479 hectares, sejam beneficiadas não só com o PROACIN, mas, com outros projetos e programas que proporcionem melhor qualidade de vida àquela comunidade”, destacou Márcio Araguaia.

Secretário da Seprotur, Jaime Verruck, assina termo de entrega de insumos à Aldeia Jarará, observado pelo cacique Silvio Iturve.

 

O diretor Fernando Nascimento e o secretário Jaime Verruck explanaram sobre os investimentos feitos pelo Governo do Estado e projetos que foram articulados pelo ex-secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, os quais vêm contemplando famílias das diversas aldeias indígenas de MS. Por sua vez, o prefeito Gilson da Cruz fez agradecimentos destacando parcerias que o município vêm empreendendo com a Aldeia Jarará.

Mantida há gerações, dança indígena do bate pau foi apresentada às autoridades sob o comando do cacique Silvio Iturve.

 

O cacique Silvio Iturve fez oração, agradeceu as presenças das lideranças, mas, aproveitou o momento para apresentar cobranças e reivindicar dos governos municipal, estadual e federal, mais consideração e mais apoio. Ele reclamou que existem os direitos dos índios que estão sendo descumpridos e citou que os indígenas sofrem a discriminação. Após a dança tradicional, cultura que é mantida há gerações, o cacique finalizou sua fala pedindo investimentos no setor de esportes, educação e saúde e observou que, mais uma vez, vai depositar a confiança nas autoridades ali presentes, pedindo que quer conhecer o governo do Estado Reinaldo Azambuja, Eduardo Riedel e Tereza Cristina.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here