Maio Laranja: Podcast discute sobre violência sexual de crianças e adolescentes

0

A cada minuto, é cometido algum tipo de violência contra crianças e adolescentes no Brasil. De janeiro a março deste ano, foram 128.669 violações, entre as quais está a violência sexual. Esse problema sério recebe, neste mês, atenção redobrada, por força da Lei 5.118/2017, que instituiu a campanha “Maio Laranja”, que objetiva contribuir com a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O assunto foi discutido no mais recente episódio do podcast “Falando da Casa”, um produto da Comunicação Institucional da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A conversa foi com a assistente social Estela Márcia Rondina Scandola, militante na promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Estela tem mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Serviço Social. É professora e pesquisadora da Escola de Saúde Pública.

Durante 26 minutos de bate-papo, Estela falou sobre diversos aspectos da violência sexual, ajudando no aprofundamento da discussão sobre o problema. Entre as questões destacadas pela assistente social, está a promoção e defesa dos direitos sexuais como algo anterior ao enfrentamento das violações desses direitos.

Deputado Herculano Borges é o autor da lei que criou o Maio Laranja

Maio Laranja

De autoria do deputado Herculano Borges (Republicanos), a Lei Estadual 5.118/2017 objetiva que, durante o mês de maio, sejam realizadas “atividades de sensibilização, orientação, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente em âmbito estadual”.

“A criação de um mês de conscientização, orientação, prevenção e combate ao abuso e exploração sexual da criança e do adolescente é de suma importância, visto que este é um tema de grande complexidade e impacto tanto na vida dessas crianças e adolescentes”, afirma o parlamentar na justificativa da proposta. Ouça a entrevista do deputado Herculano sobre o assunt, concedida à Rádio ALEMS, clicando aqui.

Falando da Casa

Este é o episódio de número 19 do Falando da Casa. Todos os programas estão publicados na plataforma Spotify. Diversos assuntos já foram abordados, como enfrentamento da violência contra as mulheres, combate ao racismo, direitos dos idosos, história da ALEMS, a vida em Campo Grande e Escola do Legislativo.

Fonte: Osvaldo Júnior
Foto: Aline Kraemer 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here