Itaquiraí ganha o título “Projeto Inovador 2018″ por implantar liberação de Certidões On-line

0
Equipes de Finanças, Licitações e Cadastro dividem a conquista do título de “Projeto Inovador 2018”: Secretário de Finanças, José Belo; Presidente da Comissão de Licitações, Vilma Angelina; Controlador Geral do Município, Jairo Donin; Diretor do Departamento de Cadastro e Tributos, Altair Müller; e Fiscal de Tributos, Márcio Liberali.

(Roney Minella) – Itaquiraí marcou presença no I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS, na cidade de Naviraí, na última quinta-feira (08-11). Da Prefeitura Municipal participaram os colaboradores, Jairo Donin (Controlador Geral do Município), Marcio Henrique Liberali (Fiscal de Tributos), e Altair Müller (Diretor do Departamento de Tributação e Cadastro).

O evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Naviraí, teve o objetivo de fomentar o melhor uso das TIs (tecnologias da Informação e Comunicação), e ampliar o aproveitamento desta ferramenta, sobretudo, visando melhorar os serviços prestados à população.

Para surpresa dos representantes de Itaquiraí, eles foram chamados ao palco para receber o título “Projeto Inovador 2018” como prêmio em reconhecimento pela implantação de um projeto inovador de emissão de certidões negativas, através do sistema on-line, o qual foi apontado como exemplo pelos organizadores.

“Realmente, estamos buscando a cada dia, ampliar a utilização da tecnologia como ferramenta contínua no atendimento a população. Vislumbramos a emissão de certidões negativas de débitos do contribuinte como uma solução para agilizar o acesso à este documento por parte do cidadão. Além disso, em breve, estarão disponíveis na mesma plataforma, outros serviços que visam facilitar e dar comodidade aos munícipes”, antecipa Marcio Liberali.

Ele acrescenta que com incentivo do prefeito Ricardo Fávaro, que sempre sinaliza positivamente para as práticas que deem celeridade ao atendimento público, com o apoio do secretário de Planejamento e Finanças, José Belo, e respaldo da equipe do setor de Cadastro, “articulamos a implantação deste atendimento on-line e, imediatamente, veio a resposta positiva, pois, o sistema funciona e agrada o cidadão”.

O Controlador Geral, Jairo Donin, destaca a disposição do Município em aperfeiçoar o funcionamento da máquina administrativa. “Neste contexto, buscamos a adoção de mecanismos tecnológicos que garantam o melhor atendimento aos munícipes, e a Certidão On-line é uma das medidas recém-adotadas de sucesso. Mas, este título, realmente é uma agradável surpresa e vem como incentivo ao empenho de todos da Prefeitura”, comemorou.

Empolgado, o Diretor de Tributos, Altair Müller, lembra que outros setores da Prefeitura de Itaquiraí estão passando por modernização em tecnologia da informação. Como por exemplo, o setor da saúde, com o sistema on-line passando a fazer parte do dia a dia dos encaminhamentos e atendimentos. “Já em nosso setor, utilizar o sistema on-line tem garantindo agilidade e, principalmente, economia aos cofres da municipalidade”, garante Müller.

Prefeitos, gestores, servidores municipais e vereadores de 20 municípios participaram do encontro na Associação Comercial e Empresarial de Naviraí. Durante as palestras foram apresentadas diversas experiências positivas de políticas públicas, modelos em andamento nos municípios e soluções de mercado. “Este foi o primeiro encontro da RCD no Estado e vimos o grande interesse dos gestores que aqui estiveram, prefeitos que viajaram 800 km para conhecer soluções”, pontuou o diretor da RCD, José Marinho.

RECONHECIMENTO

Também foram identificadas como “cidade digital” e contempladas pela RCD com o título de “Projeto Inovador 2018”, outros dez municípios do MS: Bonito, Campo Grande, Deodápolis, Dourados, Iguatemi, Jateí, Laguna Carapã, Maracajú, Mundo Novo e Naviraí.

MS DIGITAL

                O Governo do Estado pretende implantar projetos que visam melhorar a conectividade com as cidades digitais, que passarão a ser mais importantes a partir de 2019. O MS Digital prevê uma grande rede em fibra óptica de 450 km, interligando todos os entes do Estado nos 79 municípios, e a virtualização dos processos, ou seja, tirar do papel e utilizar a internet para tramitação dos processos.

 

Publicidade
Artigo anteriorAgesul executa levantamento da estrada da Prainha, na parceria Estado-Município
Próximo artigoVereador do Democratas diz que deputada Tereza Cristina engana o povo de Dourados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here