NAVIRAÍ retoma o programa Hiperdia com ações semanais nas unidades de saúde

0

Foto: Roni Silva/PMN

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência Municipal de Saúde, está fortalecendo o programa Hiperdia, voltado ao atendimento de pacientes com hipertensão e diabetes. A ação, que havia sido interrompida durante o período da pandemia, está sendo retomada com planejamento e frequência, dentro do compromisso da atual gestão com a saúde preventiva e o cuidado contínuo.
Agora em novo formato, o Hiperdia passa a acontecer uma vez por semana em diferentes Unidades de Saúde, com ações coordenadas pela equipe de farmacêuticos da rede municipal. Cada atendimento inclui a consulta farmacêutica orientada e a entrega de medicamentos de uso contínuo, com explicações detalhadas sobre posologia, horário, possíveis reações e importância da adesão ao tratamento.

“O Hiperdia volta com uma proposta mais estruturada, mais presente na rotina da população. O paciente não recebe apenas o medicamento, ele é orientado, acolhido e monitorado”, afirma a Gerente de Saúde, Dra. Ângela Cunha Castro Lopes.
A partir de agora, o programa se torna mensal, com calendário fixo de atendimentos e acompanhamento direto dos pacientes. Além de facilitar o acesso aos medicamentos, a ação busca evitar agravos, reduzir internações e garantir mais qualidade de vida aos pacientes com doenças crônicas.
O Hiperdia é uma política pública que havia sido implantada em gestões anteriores, com destaque na administração do ex-prefeito Isaury. Com o tempo, acabou sendo descontinuado. Agora, sob a liderança do prefeito Rodrigo Sacuno e sua equipe, o programa volta a ser referência, com ações organizadas, profissionais capacitados e presença ativa da Farmácia Municipal na Atenção Básica.
Mais saúde, mais orientação, mais presença.
O novo Hiperdia representa o cuidado com quem mais precisa, a economia para os cofres públicos e o respeito ao cidadão naviraiense.

 

Foto (Capa): Foto: Roni Silva/PMN

Publicidade
Artigo anteriorPrimeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul deve ser inaugurada no 1º semestre de 2026
Próximo artigoReceita Federal libera hoje consulta ao 3º lote de restituição do IR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here