“Arara” de monumento que é cartão de visita de Naviraí desaba por falta de manutenção

Representado pela escultura de três araras, sendo uma de asas abertas em cima de dois galhos contorcidos, uma dessas araras não resistiu a deterioração da armação e já desabou.

0

(Repórter Panorama do MS)

 

Um dos principais cartões de visitas de Naviraí, o Monumento das Araras, situado na km 126,5 da BR-163, na entrada da Av. Amambai, pode desabar completamente. Representado pela escultura de três araras, sendo uma de asas abertas em cima de dois galhos contorcidos, uma dessas araras não resistiu a deterioração da armação e já desabou.

Leia também: “Arara” de monumento que é cartão de visita de Naviraí desaba por falta de manutenção

©Panoramadoms

A queda foi registrada na manhã de hoje (03-12) pela reportagem do Panorama do MS. Em visita ao local, constatou que o enferrujamento dos ferros enfraqueceu a estrutura metálica que não suportou o peso de mais de uma tonelada de concreto, contorceu e foi ao chão. A arara pintada de vermelha acabou com o bico enfiado no solo. Já o interior da estrutura está tomado por um enxame de abelhas.

 

Há aproximadamente dois anos a Prefeitura de Naviraí realizou a restauração da pintura do monumento, porém, nada foi feito para impedir a infiltração de água no interior da estrutura. Agora, restam apenas duas araras das três construídas pelo saudoso, prefeito Euclides Fabris.

©Panoramadoms

O restante da escultura ainda está de pé, porém, a manutenção geral precisa ser executada urgentemente pelo poder público municipal. Caso não seja feita, o risco de desabamento total é uma realidade. O abandono do monumento coloca em risco a integridade física das pessoas, principalmente visitantes e viajantes que sempre param no local para registrar em fotos ou vídeos a beleza da escultura intitulada “Trevo das Araras”.

“Trevo das Araras”, um dos principais cartões postais de Naviraí. Monumento começa a ruir por falta de manutenção. ©Panoramadoms

O escultor ao confeccionar a estrutura de cimento armado, retratou com maestria a fauna sul-mato-grossense, principalmente a ave símbolo da região. Porém, a falta de cuidado por parte da Administração Municipal de Naviraí, lamentavelmente permitiu que o monumento, em vez de atração turística, se tornasse um risco à vida de quem visita o Trevo das Araras.

Leia também: Com apoio do Governo de MS, Cobrarés conquista bicampeonato da Copa do Brasil de Flag Football Feminino

Publicidade
VIAKarla Souza
Artigo anteriorMUNDO NOVO: Natal Iluminado 2024 terá espetáculo com artistas da Itaipu Binacional
Próximo artigoJúri de mãe e padrasto pela morte da menina de 2 anos começa nesta quarta-feira (4)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here