Uma ação conjunta da PMA (Polícia Militar Ambiental), Polícia Militar Rural e Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) resgatou 73 equídeos (cavalos e muares) em situação de maus-tratos.
Leia também: MS Supera convoca 200 novos bolsistas; estudantes têm até terça-feira para assinar termo
Durante patrulhamento na rodovia MS-166, na Cabeceira do Apa, distrito de Ponta Porã, foi realizada uma abordagem do Batalhão de Polícia Militar Rural a dois caminhões boiadeiros transportando 73 equídeos em condições irregulares e de maus-tratos. A abordagem ocorreu depois de denúncias.
O crime foi constatado e os motoristas multados em R$ 73 mil, além da apreensão de veículos e animais. Os veículos estavam sem a devida documentação exigida, como a GTA (Guia de Transporte de Animal) e outros documentos fiscais ou sanitários. O primeiro caminhão transportava 45 equídeos com origem em Colonita, no Paraguai, com destino a Pedro Juan Caballero-PY.
O segundo, levava 28 equídeos de Campo Grande para Ponta Porã. Ambos os motoristas admitiram a ausência da documentação necessária. Foi constatado que os animais estavam com lesões e condições inadequadas de transporte, como falta de espaço, água e alimentação. Dessa forma, fiscais agropecuários da Iagro foram acionados.
Leia também: FÓRUM DOS GOVERNADORES: Riedel discute reforma tributária, marco temporal e segurança pública
