Presidente da CBF participa de lançamento da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino

0

Em evento realizado no Palácio da Alvorada, em Brasília, Ednaldo Rodrigues recebeu apoio do Presidente da República e da Ministra do Esporte

O Presidente da República assinou, nesta quinta-feira (30), o decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. A cerimônia, que foi realizada no Palácio da Alvorada, em Brasília, contou com a participação da primeira Ministra do Esporte, Ana Moser, e do Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O programa prevê a promoção de medidas para o desenvolvimento do futebol feminino profissional e amador no Brasil. O objetivo é criar condições para a descoberta de novos talentos e realizar investimentos necessários no setor.

“Fiquei surpreso com a dedicação da Ana Moser na construção de algo que possa ser revolucionário no Brasil, apresentando um plano estratégico para a disseminação do futebol feminino e do esporte feminino neste país. Não existe outro caminho para a humanidade senão sermos tratado como iguais, não fazendo a discriminação que é feita hoje junto às mulheres e em muitas atividades, inclusive no esporte”, reforçou o Presidente da República.

Primeira mulher a comandar o Ministério dos Esportes, a ex-atleta de vôlei destacou a importância do dia de hoje na história do futebol feminino.

“É um dia muito feliz para nós. É uma coincidência recebermos o tour da Taça da Copa do Mundo Feminina no mês da mulher. Gostaria de agradecer ao esforço do Presidente Ednaldo Rodrigues para trazer este evento. O futebol feminino é uma modalidade que traz um histórico de muitas dificuldades, de preconceitos, de visibilidade, de barreiras impostas às mulheres para as afastar da prática esportiva”, começou dizendo Ana Moser.

“Neste contexto, assinaremos a estratégia para o futebol feminino no Brasil, que apresenta as diretrizes, que é o pleno exercício do direito constitucional ao esporte para as mulheres, a promoção de uma cultura competitiva sadia, a evolução da consciência, da autoestima, da integração social e do prazer pela prática esportiva futebolística. Também demonstra o respeito à maternidade, à gestante e aos direitos que protegem a praticante e atleta de futebol feminino”, completou.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou o decreto que cria a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República

 

A CBF será parceira do Governo Federal na elaboração e implementação da Estratégia Nacional, decreto assinado pelo Presidente Lula durante a cerimônia de apresentação da Taça da copa do Mundo Feminina FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023.

“A CBF está muito feliz em realizar projetos que inserem a mulher no esporte cada vez mais. Não só para as atletas, mas para treinadoras, gestoras… Queremos mulheres em todos os setores do futebol”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

O programa também pretende fomentar a participação das mulheres em posições de gestão, na arbitragem e na direção técnica de equipes. O decreto determina que, em 120 dias, seja elaborado um diagnóstico da situação atual do futebol feminino no país e um plano de ações até 2025 para a implantação da estratégia.

PRESIDENTE ELOGIA FUTEBOL MISTO REGULAMENTADO PELA CBF

No discurso, o Presidente da República elogiou a iniciativa da CBF de regulamentar o futebol misto no país, um marco em prol da inclusão e igualdade de gênero no futebol brasileiro. Isto significa que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora. A nova regra englobará as categorias que vão desde a iniciação esportiva ao futebol amador adulto.

“Fiquei feliz com a notícia do Presidente Ednaldo Rodrigues, que aprovaram uma norma na CBF que as meninas podem participar dos times formados por meninos. Possivelmente, elas serão melhores do que eles. Se tivermos muitas Martas por aí, os rapazes vão passar mal”, elogiou o Presidente do país.

A CBF articula uma série de ações para o desenvolvimento do futebol feminino, como a formação de atletas, árbitras, treinadoras e executivas. Desde que assumiu a presidência da entidade, Ednaldo Rodrigues ampliou a participação feminina em sua gestão. A Confederação conta, pela primeira vez na história, com uma diretora mulher, além de uma série de executivas em funções estratégicas.

Em fevereiro, Ednaldo Rodrigues anunciou que passará a exigir dos times que disputam as quatro divisões do masculino (séries A, B, C e D) também tenham equipes femininas. O prazo para a adequação será até 2027.

A CBF organiza também competições nacionais em três divisões e vai financiar estaduais profissionais e de base em dezenas de estados.

 

Publicidade
Artigo anteriorDeputada pede atuação de psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras nas escolas de Mato Grosso do Sul
Próximo artigoNova Andradina recebe curso sobre atualizações de regras do voleibol

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here