MULHER: Camila Perozzo da dicas para poupar dinheiro e fazer investimentos mesmo com a crise econômica

0

Camila Perozzo, especialista em investimentos, afirma: “A mulher que sabe lidar com suas finanças tem mais segurança”

Fernanda Grilo

A inflação está alta, o preço do alimento está em alta, o litro da gasolina está em alta…Você tem a impressão de que tudo ficou mais caro e só a sua receita continua a mesma? Infelizmente, isso não é impressão, este é o segundo ano consecutivo que o aumento do piso salarial fica abaixo da inflação acumulada em um ano.

Diante dessa situação, é necessário prestar mais atenção nas finanças para não ficar no vermelho: “Em tempos de crise econômica e inflação alta, é preciso ter alguns cuidados com relação a nossa vida financeira e, às vezes, se faz necessário algumas mudanças”, explica ao Dicas de Mulher a sócia e assessora de investimentos da One Investimentos, Camila Perozzo.

Além disso, a profissional manda um recado importante às leitoras: “A mulher que sabe lidar com suas finanças tem mais segurança, conforto e constante capacidade de realizar sonhos. Por isso, investir em você mesma é algo que traz os melhores retornos para a sua vida como um todo, não só no bolso.”

Como cuidar da sua saúde financeira

Canva

Para começar a pensar em saúde financeira, a planilha de controle financeiro é indispensável para identificar ganhos, gastos e dívidas (fixos e variáveis). “Esse é o primeiro passo para organizar as finanças. Afinal, essa é a maneira mais rápida de descobrir a causa de um endividamento e estudar maneiras de cortar gastos desnecessários e economizar”, afirma Perozzo, que ressalta a importância de saber exatamente onde cada centavo está sendo investido e o resultado que isso está trazendo: “Neste momento, todo valor faz diferença, já que de pouco em pouco você consegue construir algo maior, pois tudo soma no final do mês”, conta.

Depois é o momento de ter uma meta, passo essencial para alcançar bons resultados financeiros. Ao definir com clareza objetivos a curto, médio e longo prazo, construir uma estratégia para atingi-los torna-se mais fácil. “Exemplo, poupar 10% da sua renda para investimento, e a cada seis meses aumentar esse percentual. Com essa definição, basta se organizar e manter a disciplina para não sair desse planejamento”, diz a assessora de investimento.

O terceiro passo, é o mais difícil deles, é evitar gastos supérfluos e compras por impulso. Uma das dicas mais importantes sobre organização financeira que precisa ser colocada em prática é cortar o custo “desnecessário”, eles são praticamente invisíveis no orçamento e, na maioria das vezes, realizados no cartão de crédito, prejudicando ainda mais o controle sobre eles. “Toda vez que vamos comprar algo, é preciso pensar na real necessidade do produto ou serviço”, explica a especialista. Para evitar que isso aconteça, é interessante parar de comprar por impulso e investir na organização financeira para lidar com todos os recursos.

E se finanças ainda é um mundo misterioso para os brasileiros, já que em nosso país ainda é muito baixa a adesão e o estímulo do poder público a esse tipo de estudo, saiba que só a informação vai ajudar a salvar sua vida financeira. Diante da situação econômica, é preciso mais do que nunca investir em conhecimento para o pleno controle das finanças pessoais.

“A educação financeira é a base para qualquer pessoa que quer ter uma relação saudável com o dinheiro e, consequentemente, melhor qualidade de vida. Portanto leia, assista vídeos, atualize-se, e busque ajuda de especialistas para auxiliar na tomada de decisão”, enfatiza Perozzo.

E por último, mas não menos importante, poupar dinheiro e investir, mesmo que um valor abaixo do que gostaria por causa das condições atuais. Não é segredo, que quando uma pessoa consegue organizar as finanças pessoais e fazer um bom controle de despesas, acaba poupando mais dinheiro. Mas, para multiplicar esses valores, é importante saber o que fazer com suas economias.

Edição: Pedro Lopes

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here