‘Reformar é um hobby’: garoto de 11 anos transforma motor de liquidificador pifado em cortador de grama

0

Por José Câmara, g1 MS

Super-heróis, desenhos, correr, pega-pega ou esconde-esconde. Poderia ser qualquer uma dessas diversões, mas Murilo Peixoto de Oliveira, de apenas 11 anos, tem uma brincadeira favorita bem diferente das “convencionais”: reformar. O último “Do It Yoursel” (Faça Você Mesmo), ou DIY, feito pelo garoto, foi um cortador de grama, confeccionado com motor de um liquidificador que havia pifado.

Depois de ver inúmeros vídeos nas redes sociais e várias tentativas seguidas de erros, Murilo ganhou um liquidificador pifado da madrinha e usou para fazer o cortador de grama.

“Todos os dias eu admirava os projetos, mas não dava certo. Um dia, na casa da minha madrinha, ganhei um liquidificador estragado, arrumei, mas tirei o motor, olhei o que tinha pela casa e fui tentar fazer o cortador de grama”, contou o garoto.

Depois de ver o resultado, Murilo relembrou da felicidade em ver o cortador, realmente, cortando grama. “Deu muita felicidade, fiz vários testes, coloquei canos de tamanhos diferentes, pensando na minha segurança. Na hora que liguei, fez um barulhão, fiquei muito feliz”. 

Os pais de Murilo sempre estão de olhos atentos aos trabalhos do garoto. A mãe, Érica Peixoto dos Santos, que é professora, sempre fica em alerta e acompanhando o dia a dia do menino. “Meus pais gostam bastante. Minha mãe me alerta que é perigoso. Já levei choque várias vezes. Reformar é um hobby. Na verdade, é uma brincadeira séria, que eu amo e fico muito feliz”, disse com várias gargalhadas.

Além de reformar, Murilo tem gosto pela música e desenhos, mas o DIY é a verdadeira paixão. Uma vez, o menino pegou um motor de ventilador antigo e fez uma esmerilhadeira, como ele relembra.

Murilo comenta que nem todas as tentativas deram certo, mas foi com os erros que conseguiu aprender. “Aprendi com os erros, eu consegui chegar naquele resultado do cortador de grama apenas com os erros”, detalhou.

Aos 7 anos, Murilo já começou com as reformas, mas lembra que não tinha “nem força para apertar uma porca”. Aos 9 anos, o garoto montou alguns objetos vendo tutoriais caseiros e partiu para tentar outros projetos.

Outra paixão do menino é a música. Murilo faz aula de saxofone e tem o sonho de ganhar o instrumento. “Eu nunca gostei de super-herói, com cinco anos ganhei vários super-heróis, mas disse que não gostava. Gosto de desenhar bastante, gosto de música e de outras coisas. Amo música, meu sonho é tocar saxofone”, disse. 

Além de manter com as reformas, no futuro, Murilo quer ser piloto de avião. “Hoje, a reforma é um hobby, mas a parte dos motores é uma coisa que eu realmente gosto, tenho prazer em fazer e estar com a mão na massa”.

A mãe de Murilo comenta que o filho é “realmente diferenciado”. Érica comenta que o menino, desde pequeno, tinha gosto diferentes das crianças da mesma idade.

“Para mim, o Murilo é um presente de Deus. Ele fala ‘eu posso, eu sou capaz, eu vou conseguir’. Comecei a chorar quando vi que deu certo o cortador, fiquei imensamente feliz. Até então, eu estava mantendo em casa um menino que vai além das outras crianças. O Murilo é uma criança diferenciada”, chorando de orgulho, disse a mãe. 

Para as outros pais, Érica deixa um recado: “eles devem correr atrás, correr atrás e não limitar os sonhos dos seus filhos. Devem fazer o possível, o impossível Deus fará”, mencionou emocionada.

Érica diz que sempre está ao lado do filho e de olho no desenvolvimento do menino como ser humano. Para a mãe, notar a criança e saber dos sonhos dos filhos é importante. Muitas vezes, sem as conversas, deixamos o sonho se passar. Assim se passou um ano, dois e três anos. As mães e pais devem se voltar mais aos filhos, conversar, perguntar e saber o que eles gostam de fazer. Fazer parte da vida dos filhos”, finalizou.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here