Governo Federal planeja entregar mais 50 mil de títulos de propriedades rurais da reforma agrária

0

Com a regularização, produtor se torna o dono da terra e pode fazer investimentos com segurança jurídica

O governo federal pretende conceder 50 mil novos títulos de propriedades rurais durante o mês de abril. As entregas devem ocorrer a famílias de assentamentos em o todo o país. As concessões ocorrem através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O órgão é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A campanha recebeu o nome de Abril Verde e Amarelo.

Caso a meta seja atingida, será um aumento de mais de 10 vezes sobre a média mensal na gestão do governo do presidente Jair Bolsonaro. Entre março de 2019 e abril de 2022, foram entregues quase 340 mil títulos. Ou seja: pouco menos de 10 mil por mês.

Com a regularização, o produtor se torna o dono da terra, passa a ter acesso a crédito rural para investir em, por exemplo, em assistência técnica. Desse modo, ele elimina intermediários e ganha independência e liberdade para desenvolver a área. Além de garantir segurança jurídica aos assentados, a titulação movimenta a economia local, reduz conflitos fundiários, grilagem de terras e desmatamento ilegal.

A ação segue, e a partir de abril, nós faremos um esforço concentrado para, em vários lugares do país, entregarmos títulos, regularidade, paz e tranquilidade para que estas famílias sigam produzindo”, destaca Geraldo Melo Filho, presidente do Incra.

De acordo com o Mapa, nos últimos três anos, o governo disponibilizou mais de R$ 689 milhões em crédito para famílias assentadas pela reforma agrária, por meio do Crédito Instalação.

 

(Com informações da Revista Oeste online)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here