Nuvem extensa e escura se forma no céu de Campo Grande: alerta de tempestade, diz meteorologia

0

Por Nadyenka Castro e Cleto Kipper, g1 ms

Mais do que um escurecer comum anunciando chuva. Parte do céu da região de Campo Grande foi coberta por uma nuvem extensa, em formato de onda, aparentemente ‘cheia’, no início da manhã desta sexta-feira (25).

E quem viu se perguntou: o que é isso? Adivinhou quem respondeu que uma tempestade estava por vir.

Segundo a meteorologia, no céu da capital sul-mato-grossense se formou uma nuvem prateleira, também conhecida como ‘shelf cloud’, que é um aviso de tempestade. A cor escura é por conta das diversas camadas que possui.

Conforme a Climatempo, “a nuvem se forma quando há muita instabilidade, com isso, o ar quente se eleva sobre uma camada de ar mais frio”, assim o “ar quente e úmido se condensa rapidamente”.

Ou seja, uma frente fria associada a um corredor de umidade que veio da Amazônia, chegou no estado, e como as temperaturas estavam altas, a nuvem prateleira se formou.

E por onde a nuvem ia passando, chuva caía, com ventos antecedendo. Em alguns pontos de Campo Grande a chuva foi forte. Em outros, mais fracas.

Cenário que já anuncia como vai ser o fim de semana no estado: chuvoso e de ‘friozinho’. As temperaturas não vão chegar aos 30°C e a previsão é de céu com muitas nuvens e chuva. Na segunda-feira (28), o sol volta à dar as caras, porém, tímido.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura não vai ultrapassar 29°C nesta sexta-feira, em Campo Grande. No sábado, os termômetros irão registrar entre 21°C e 26°C e, no domingo, entre 20°C e 25°C.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here