MP da Bahia busca em Naviraí experiência dos recicleiros

0

Representantes do Ministério Público conheceram o projeto de reciclagem, anotaram informações, visitaram o galpão de separação da Recicla Naviraí e elogiaram ação que tem o apoio do Executivo Municipal   

 

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Naviraí (MS)

Naviraí recebeu, na tarde desta quarta-feira (16-02), a visita de três representantes do Ministério Público Estadual da Bahia, o Analista Técnico e Engenheiro Ambiental Thiago Novaes, o Assessor Técnico Pericial Luiz Humberto Coelho, e a Analista Técnica Cristiane Tosta. “Viemos de Salvador conhecer o projeto de coleta de materiais recicláveis realizado aqui nesta cidade”, informou Luiz Coelho.

Representantes do Ministério Público da Bahia (à esquerda), ouviram e anotaram informações sobre o projeto de coleta seletiva realizado em Naviraí. Foto: Roney Minella

A Gerente Geral Executiva do Município Maria Paula Alípio, a Procuradora Geral-Adjunta Goreth de Aguiar Arruda, e a técnica da Gerência de Meio Ambiente Katia V. Chrestani recepcionaram as autoridades do MP da Bahia, e prestaram todas as informações solicitadas. Goreth destacou a parceria existente da Administração Municipal através de convênio de fomento à Recicla Naviraí. Kátia Chrestani, frisou as ações consorciadas envolvendo a Recicla Naviraí, recicleiros cooperados e Poder Público Municipal.

 

Na visita oficial à sede da Recicla Naviraí, os técnicos ouviram a Presidente Marcela Morinego Ajala, que também é Diretora Executiva da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Naviraí e Região, Jaine lobo da Silva (Secretária Executiva), Fernando Jardim (líder local dos recicleiros), Isabela Santos (líder de Comunicação da Recicleiros), e Daniele Ribeiro (Coordenadora de Produção dos Recicleiros).

Técnicos do Ministério Público da Bahia visitaram o galpão de separação de materiais reciclados coletados em Naviraí e o enfardamento de embalagens. Foto: Roney Minella

 

“Este projeto, em sua totalidade, promove cidadania porque gera empregos e renda, contribui decisivamente na preservação do meio ambiente e, sobretudo, garante a inclusão social. Ainda estamos na Etapa 1 do projeto. Mas, já avançamos bastante porque viemos da luta como catadores e recicleiros. Buscamos qualificação e os investimentos feitos pela ONG permitiram formalizarmos parcerias e atingirmos metas. Hoje, buscamos a conscientização dos moradores e o apoio dos poderes constituídos para as próximas etapas do projeto”, resumiu Marcela Ajala.

Após amplas explanações a equipe do MP da Bahia conheceu na prática o funcionamento do galpão da Recicla Naviraí, o trabalho dos catadores e separadores que integram a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Naviraí e Região. Eles anotaram que, atualmente, 30 toneladas de materiais recicláveis estão sendo captados e separados mensalmente, tendo como meta, 68 toneladas/mês, e que a ação conta com o trabalho de 28 recicleiros cooperados.

Presidente da Recicla Naviraí, Marcela Morinego Ajala (à esquerda), apresenta detalhes do Projeto de Recolhimento de Materiais Recicláveis às autoridades do MPBA. Foto: Roney Minella

 

“O que vimos aqui permite dizer tranquilamente que Naviraí está avançada na coleta seletiva e é exemplo a ser seguido. Vocês estão de parabéns pela realização, vamos levar este projeto como experiência positiva e sugeri-lo como modelo, adequando-o à realidade dos municípios da Bahia”, comentou o engenheiro ambiental Thiago Novaes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here