Empresária transforma sonho em bolsas de luxo inspiradas no Pantanal

0

Com expectativa de abrir primeira loja física fora do país, produtos trazem poder, originalidade, exclusividade e destacam traços do bioma

Sebrae/MS

Zanir Furtado, 45 anos, é empreendedora no ramo de bolsas de luxo, no interior do Pantanal sul-mato-grossense. O negócio surgiu do sonho de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico inclusivo de Rio Negro (MS), município onde nasceu, além de incentivar a valorização das potencialidades e belezas do bioma pantaneiro.

Hoje, a empresária pretende expandir o negócio e abrir sua primeira loja física fora do país. Contudo, antes, a empresa Zanir Furtado Pantanal abriu as portas oficialmente em dezembro de 2020, em meio à pandemia, com o propósito de gerar renda e dignidade, oportunizar sonhos de jovens e mulheres da região.

A empresa nasceu da coragem da empreendedora de trazer visibilidade à matéria prima local, gerando valor não só para o Estado, mas, principalmente, para o município pantaneiro. Para fabricar os artigos de luxo, a empresária conta com uma fábrica em Rio Negro e os produtos são comercializados de forma on-line, em uma loja virtual.

“Quando se carrega na mão uma Zanir Furtado, carrega-se propósito, a mulher se sente empoderada, porque ela sabe que está contribuindo de forma positiva com outras vidas, além de ter com ela um produto exclusivo. É isso que eu quero passar através da minha marca. O Pantanal é a minha inspiração diária, é o que me alegra todos os dias”, afirma.

Geração de valor

A empreendedora rio-negrense traçou os pilares do seu negócio em torno da sustentabilidade, acreditando no poder da transformação por meio do aprendizado. “Cada produto Zanir Furtado está carregado de sustentabilidade social, essa prática é real. Capacitamos e depois empregamos jovens e mulheres aqui em Rio Negro, isso é dar dignidade às pessoas que trabalham e cooperam com o seu negócio”, comenta.

O conceito de sustentabilidade se divide, atualmente, em três principais fundamentos: ambiental, econômico e social. Na empresa Zanir Furtado Pantanal, foram priorizados dois: o social, motivo pelo qual a empresária criou a marca, e o ambiental, destacando o cuidado e olhar cauteloso não só com o bioma, mas, com o planeta como um todo.

Este compromisso com o meio ambiente vai além da contemplação. O objetivo, segundo a empreendedora, é que as futuras gerações desfrutem do mesmo privilégio e tenham a oportunidade de conhecer a fauna e flora abundantes do bioma Pantanal.

A cada bolsa Zanir Furtado vendida, uma árvore é plantada às margens do Rio Negro (MS) — Foto: Monteiro Studio

 

Por isso, Zanir iniciou em abril de 2021 a campanha permanente pró-sustentabilidade ambiental, “Compre uma Zanir Furtado e plante uma árvore no Pantanal”. Por meio dela, cada unidade vendida pela loja resulta no plantio de uma muda de árvore nativa da região do Pantanal. Logo no início no lançamento, foram plantadas 60 mudas nas margens do Rio Negro.

“Hoje, estamos plantando mais do que vendemos, porque doamos algumas mudas. Nós entendemos que, quando fazemos ações como esta, contribuímos com a nossa casa, nosso planeta. Temos amor pela terra, amor pela natureza, preocupação com a vida e com o futuro das próximas gerações. Por isso eu reforço a visibilidade da região pantaneira, aqui é minha casa, minhas raízes estão aqui”, destacou a proprietária.

Exportações e sonhos futuros

De olho nas tendências do mercado, e buscando se capacitar e à sua equipe também, a empresária buscou o Sebrae/MS para a realização de uma orientação técnica. Percebendo as potencialidades do negócio, a instituição a convidou para fazer parte de um programa de internacionalização da marca.

“No ano passado, eu fui indicada pelo Sebrae para o primeiro desfile da minha marca, e essa colaboração me deixou muito orgulhosa. Me sinto acolhida, estamos dando andamento nas capacitações de internacionalização e sempre de olho nas orientações, esse relacionamento está gerando resultados muito positivos”, relatou Zanir.

Primeiro desfile da marca Zanir Furtado apoiado pelo Sebrae MS — Foto: Ali Gonçalves

 

Quanto a projetos futuros, a empresária pretende expandir o negócio e abrir sua primeira loja física fora do país. A intenção é adotar a prática de exportação agregando maior reconhecimento e valor aos produtos fabricados na região pantaneira.

“Acredito que nesse sentido, o Sebrae vai contribuir bastante com as consultorias, orientações e dicas muito importantes durante nesse caminho, além das capacitações que possam ser ofertadas posteriormente para melhorar as habilidades da minha equipe”, finaliza.

Para adquirir um produto Zanir Furtado, os interessados devem acessar a loja virtual da marca. E, para receber orientações do Sebrae, os empreendedores podem buscar a Central de Relacionamento, pelo 0800 570 0800, ou o portal oficial.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here