Prefeitura de Itaquiraí empossa novos membros conselheiros do FUNDEB

0

            Roney Minella – Departamento Municipal de Comunicação  (Itaquiraí – MS)

A Prefeitura de Itaquiraí deu posse na manhã de hoje (30-10) aos membros de um dos mais importantes conselhos municipais: o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério – CACS/FUNDEB.

A reunião de posse na sede da Secretaria Municipal de Educação foi liderada pela secretária de Educação, Valdirene Rodrigues Salomão, e acompanhada pelo secretário municipal de Administração, Dr. Mauro José Gutierre, que representaram o prefeito Ricardo Fávaro Neto no ato.

A posse dos membros titulares e suplentes do Conselho do Fundeb cumpre o Decreto 4560/2019, que nomeou os integrantes do órgão consultor e deliberativo para um mandato de dois anos, com validade de 25 de outubro de 2019 a 25 de outubro de 2021.

Foram empossados: do I Segmento de pais e alunos: Titular – José Antônio Venceslau Beraldo, Suplente – Simone de Oliveira Machado; Titular – Regina Freitas Barbosa; Suplente – Fabíola Carminatti da Silva. II – Do Segmento: Estudantes da Educação Básica Pública: Titular – Tania Brito da Silva Souza; Suplente – Rita Magno dos Santos; Titular – Aline da Silva Medeiros; Suplente – Célia de Souza Lobo. III – Do Segmento: Poder Executivo Municipal: Titular – Mauro José Gutierre; Suplente – Janiclea da Silva Brumatti; IV – Do Segmento: Poder Executivo Municipal – Secretaria Municipal de Educação: Titular – Marcia Aparecida Ramos; Suplente – Eliane Melquiades Vieira. V – Do Segmento: Professores da Educação Básica: Titular – Marcia Regina Puppo; Suplente – Aline Silviane de Almeida Lopes. VI – Do Segmento: Servidores Técnico-Administrativos das Escolas Básicas Públicas: Titular – Marcia Cristina Guelfi Fernandes; Suplente – Osania de Fátima Capatto. VI – Do Segmento: Conselho Tutelar: Titular – Marlene Alves Martins; Suplente – Elaine Miranda Soares. VII – Do Segmento: Diretores das Escolas Básicas Públicas: Titular – Jusemar Batista; b) Suplente – Fatima Inês Carminati.

A secretária municipal de Educação comenta que o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal, “por isso, sua grande importância como órgão consultivo e deliberativo”, observa Valdirene Salomão.

Dr. Mauro Gutierre, um dos membros do conselho, destaca que cabe aos conselheiros promoverem debates sobre os objetivos do órgão, para estimular a prática da tomada de decisões em grupo, descentralizando o controle. Além disso, o órgão deve estabelecer diretrizes para um planejamento estratégico e validá-lo junto ao Município. “Todo este trabalho tem um único objetivo: permitir o desenvolvimento da educação como um todo, visando um ensino de qualidade no âmbito do município”, resume o secretário de Administração.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here