Roney Minella – Departamento Municipal de Comunicação  (Itaquiraí – MS)

Liderada por Ivone Tozzi Siqueira Lima, costureira que mantém a loja “Ivone Promove Fest”, está sendo montada uma caravana que será formada por voluntários de Itaquiraí dispostos a doarem sangue em Dourados. A ação está marcada para o próximo dia 28 de setembro. O embarque está agendado para às 4h30, em frente a Secretaria Municipal de Saúde.

Doar sangue é um ato de solidariedade e não é doloroso. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. É com esta convicção que dona Ivone lidera a campanha de doação de sangue em Itaquiraí e convida jovens e adultos para participarem da importante ação social e de cidadania.

Para mais informações, Ivone informa que os interessados podem confirmar o nome comparecendo ao seu ateliê, situado à avenida Industrial, 536, ao lado da Pax Primavera, ou ligar para o celular 9 9915-7831. “Queremos ocupar todos os 40 lugares disponíveis para a viagem”, comenta a voluntária. “O apoio nós conquistamos com a Prefeitura, que está cedendo o transporte através da Secretaria Municipal de Educação”, frisa Ivone Tozzi.

          CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
          Documentação:
Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

        Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 67 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2011. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação.

        Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Hemorrede-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

        Intervalo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

         Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

         Medicamentos: alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.
Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

          Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

         QUEM DEVE AGUARDAR PARA DOAR SANGUE: pessoas que fizeram transfusão de sangue (1 ano); tatuagem, maquiagem definitiva, piercing (1 ano); quem se submeteu a cirurgias (6 meses a um ano); parto normal (6 meses); dengue clássica (1 mês após a cura); e procedimentos de endoscopia (6 meses).

         OBSERVAÇÃO: O doador também não deve ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Também não deve fumar uma hora antes e após a doação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here