No Dia Nacional do Futebol, Itaquiraí avança no apoio à modalidade com anúncio do Campeonato de Campo

0

Roney Minella – Departamento Municipal de Comunicação (Itaquiraí MS)

O Dia Nacional do Futebol é comemorado hoje, em 19 de julho. O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil. O país é muito conhecido pela qualidade de seus jogadores e times, que frequentemente disputam competições mundiais.

Apesar da sua popularidade entre os brasileiros, o futebol nasceu na Inglaterra em 1863 e foi introduzido oficialmente como esporte no Brasil por Charles Miller, em 1894.

Origem do Dia Nacional do Futebol – Esta data foi escolhida e criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976.

O objetivo era homenagear um time do Rio Grande do Sul, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Esse foi o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil e é o clube há mais tempo em atividade no país.

História do Futebol no Brasil – Antes de o futebol ter sido introduzido oficialmente por Charles Miller no Brasil, em 1894, depois de regressar da Inglaterra onde tinha passado 20 anos, o Club Brasileiro de Cricket tinha incluído o esporte em 1880.

A primeira partida de futebol no Brasil data de 1 de agosto de 1901 e foi realizada em Niterói. A disputa, entre uma equipe brasileira e outra inglesa terminou em 1×1.

EM ITAQUIRAÍ

No município de Itaquiraí, situado no cone sul de Mato Grosso do Sul, o futebol é um dos esportes mais valorizados pela administração “Itaquiraí que dá certo”. No último domingo, por exemplo, uma das maiores competições foi encerrada, o Campeonato Municipal de Futebol de Salão, que contou com a participação de 24 equipes, registrou 58 jogos e 381 gols, tendo como campeã a equipe da BM Metal.

Simultaneamente, o Departamento Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura, lançava o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2019. Embora as inscrições à competição ainda esteja aberta, o diretor de esportes, Sérgio Fonseca dos Santos, confirma a realização de um grande campeonato com a participação de 14 equipes. “Nos próximos dias, vamos realizar o congresso técnico e a meta é iniciar esta competição no dia 4 de agosto”, confidencia Serginho.

O DOURADO DO CONE SUL

Confirmando todo o apoio ao futebol, a Prefeitura de Itaquiraí também iniciou a formação da Seleção Itaquiraí de Futebol. Este será o “Dourado do Cone Sul”, que representará o município em competições regionais. E o primeiro amistoso do Dourado do Cone Sul será neste domingo (21), no município de Icaraíma (PR).

“A formação desta seleção comprova o carinho que o prefeito Ricardo Fávaro tem pelo futebol e, sobretudo, o incentivo que o Município destina aos atletas de futebol. A meu ver, todos os times da cidade, dirigentes e jogadores têm muito o que comemorar neste Dia Nacional do Futebol”, afirma o técnico da Seleção de Itaquiraí, João Leite – Ligueira.

INTERGLEBAS

Outra competição anual realizada pela Prefeitura de Itaquiraí é a Copa Interglebas de Futebol Suíço, que reúne aproximadamente 500 desportistas entre técnicos e atletas. “Realmente é uma competição de destaque e merece ser lembrada neste Dia Nacional do Futebol”, analisa o técnico do time G.A Assentamento Santo Antônio, o Garrincha, que aguarda com expectativa a edição 2019 do Interglebas. 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here