Roney Minella – Departamento de Comunicação (Itaquiraí MS)

Os primeiros quinze pacientes de Itaquiraí já estão em Campo Grande para atendimentos na Caravana de Saúde 2019 (foto abaixo). A ação é da Secretaria Municipal de Saúde, que previamente fez os devidos agendamentos, garantindo o acesso de pessoas que estavam aguardando consultas, ou outro atendimento especializado em oftalmologia, sobretudo, cirurgias de catarata.
A saída dos pacientes e equipes da Saúde de Itaquiraí ocorreu por volta da zero hora de hoje (25-06), em frente a sede da UBS Central, em micro-ônibus do próprio município. “O Governo Itaquiraí que dá certo está dando todo o apoio logístico, desde transporte, hospedagem e assistência social aos nossos pacientes incluídos na Caravana de Saúde”, informa o secretário de Saúde, Marcelo Batista Rosa.

A CARAVANA DE SAÚDE
É o maior programa de saúde de Mato Grosso do Sul. Esta edição acontece no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian. Só na manhã de segunda-feira (24.06) – entre às 6 e 10 horas – foram realizadas 105 cirurgias de catarata. No primeiro dia de procedimentos cirúrgicos, 177 pacientes passaram pela mesma intervenção.
Desde o dia 17 de junho, quando teve início a Caravana, foram realizadas mais de 4,3 mil consultas e mais de 14 mil exames.

Maria Conceição dos Santos, 76, vê o mundo embaçado e enxerga pouco com os dois olhos ha mais de 10 anos. Na manhã dessa segunda-feira, depois de ser operada, ela estava ansiosa para voltar a fazer os serviços de casa.


Maria após a cirurgia realizada na Caravana

“É uma alegria muito grande. Nem sei como dizer a felicidade. A coisa que eu mais quero fazer são as coisas de casa: cuidar da limpeza, cozinhar. ”, disse Maria.

Entre os pacientes que voltam a enxergar,os desejos são simples e às vezes o que mais se quer é poder retornar  aos afazeres interrompidos: simples, mas fundamentais.

“O sonho dela é enxergar de novo. E o que ela mais quer fazer quando voltar a enxergar é uma galinha no fogão à lenha”, contou Maria Aparecida, filha da paciente Arcanja Maria de Jesus, 83 anos.


Arcanja aguardando no pós operatório

Arcanja passou pela cirurgia na manhã  de hoje e ja saiu da carreta, onde são feitos os procedimentos, enxergando. “Já estou vendo as coisas. Ainda esta um pouco embaçado, mas ja posso ver. Estou assim há mais de cinco anos, esperando na fila do SUS (Sistema Único de Saúde)”, contou  Arcanja.

Colaborou: Luciana Brazil, Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Publicidade
Artigo anteriorSumiço de cocaína uniu delegado, advogada e presos do semiaberto
Próximo artigoItaquiraí terá em breve nova rodoviária; obra já está em fase final de construção

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here