Roney Minella – Departamento de Comunicação (Itaquiraí – MS)
A Prefeitura de Itaquiraí, através da FCI – Fundação de Itaquiraí e do Departamento de Comunicação Municipal (Decom), vai apresentar amanhã (25), o filme “O Auto da Compadecida”. A telona vai ser projetada no espaço reservado para o cinema, com início programado para às 19 horas, no recinto da escola municipal “Jair Alves da Costa”, no Assentamento Sul Bonito.
A apresentação do filme nas comunidades dos assentamentos faz parte dos projetos: Cinema Itinerante e Governo Municipal Itinerante. Segundo o professor Cícero José Rocha Neto, superintendente da Fundação de Cultura, esta é uma oportunidade imperdível para as famílias assistirem um famoso filme brasileiro. “Este filme exala cultura e se tornou recorde de público, agradando a crítica nacional e internacional”.

O FILME
O Auto da Compadecida destaca a cultura nordestina e utiliza os contos de cordel como base do seu roteiro. O filme se baseia no cordel escrito por Ariano Suassuna, e traz à tela grande uma das tantas aventuras do famoso João Grilo, um personagem conhecido em Portugal. No Brasil, passou por uma adaptação e a partir deste momento se torna um símbolo da cultura nordestina.
Com uma história carregada de tradições e crenças regionais, por ter sido adaptada para a realidade da região, onde a figura os cangaceiros, coronéis e a igreja católica eram autoridades locais na época. “Temos a certeza de que aquele que assistir a este filme vai se delirar na comédia e nas armações do João Grilo”, acrescenta Cícero Rocha.

O prefeito de Itaquiraí aponta o Cinema Itinerante como um dos importantes projetos de incentivo à cultura. “Para garantir o acesso da população à esta sétima arte fizemos investimentos, com apoio do Fundação de Cultura do Governo do Estado, e assim estamos levando o cinema para todos os cantos do município, com entrada franca ao público. Portanto, além da cultura, também estamos proporcionando o lazer e o entretimento para as famílias dos assentamentos rurais”, afirma Ricardo Fávaro Neto.
