Em ‘Café com o produtor’ Prefeitura de Itaquiraí apresenta o sucesso dos capins capiaçu e kurumi

0

(Roney Minella) – O Projeto “Top 10” da Prefeitura de Itaquiraí, implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária através de parcerias com a Embrapa Agropecuária Oeste de Dourados e Du Campo, realizou o dia de “Café com o produtor”. No evento, no último dia 4 de abril, os idealizadores do projeto apresentaram os resultados do capim capiaçu e kurumi, após 120 dias de cultivados.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto e o presidente da Câmara de Vereadores, Varley Fávaro, dois entusiastas do projeto, prestigiaram o encontro realizado na propriedade do agricultor familiar da reforma agrária, Luiz Félix, do lote 435 do Assentamento Indaiá. Também participaram, dentre as lideranças, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Ivanir Vieira – Vani, o Coordenador local da Agraer, Adriano Schuffner, Representante do Sicredi Leandro Gubert, e diversos representantes de empresas colaboradoras do projeto.

Para 70 convidados, líderes de associações dos assentamentos, produtores de vacas leiteiras e de gado de corte oriundos das regiões do Santo Antônio, Sul Bonito, Guassu, Lua Branca, Indaiá, Indaiá Represa, Tamakavi e Santa Rosa, foram feitas as apresentações dos bancos de mudas, mostrando o ótimo desenvolvimento da planta. Na mesma ocasião, os idealizadores aproveitaram para testar uma máquina de silagem que simultaneamente embala o produto em fardos de 25 kg.

“Fizemos a avaliação pública dos capins capiaçu e kurumi e, juntos, constatamos o excelente desenvolvimento que ocorreu em 120 dias, desde o plantio feito em cinco bancos de mudas instalados em Itaquiraí”, explica Marcio Mansani, da Du Campo. “Reunimos os produtores e comprovamos o sucesso que é produzir estas cultivares como opção de alimentação para o gado, principalmente, visando o inverno, período de seca. Portanto, a Prefeitura de Itaquiraí está buscando alternativas para minimizar o impacto negativo da sazonalidade de chuvas, e estamos sugerindo o capiaçu e o kurumi como opções”, disse o prefeito Ricardo Fávaro Neto.

“O grande problema realmente é o período da seca. Produzindo o capiaçu ou o kurumi, que apresentaram excelentes desenvolvimentos nos solos de Itaquiraí, o produtor poderá fazer a silagem e embalar o pasto para alimentar o gado no inverno. Este método é bem mais barato e as pesquisas comprovam que estes capins têm rendimento em torno de 35 por cento maiores que outras cultivares”, comentou o secretário de Agricultura, Ivanir Vieira, o Vani.

Ao visitar banco de mudas do capiaçu (capim alto à esquerda), prefeito Ricardo comemora bons resultados junto agricultores familiares que participaram do “Café com o produtor” . Foto: Guiomar Biondo

“A Prefeitura está incentivando os agricultores familiares, produtores de leite, fazendo investimento nestes cinco bancos experimentais. Para isso, contou com a parceria da Embrapa. Agora, já estamos programando para meados de agosto próximo, a distribuição de mudas para os produtores que quiserem ingressar neste Projeto Top 10”, anunciou Márcio Mansani, técnico do projeto, durante o “Café com o Produtor”.

“Mas, é preciso um mínimo de planejamento para que o alimento esteja pronto na época e na quantidade necessária. O importante é que o Município está apoiando e orientando o produtor, principalmente de leite, a se preparar para garantir a alimentação do gado durante o ano inteiro”, frisou Mansani ao elogiar a decisão da Administração “Itaquiraí no caminho certo” em incentivar a bacia leiteira em mais este projeto. “Essa é a mão amiga do pequeno produtor rural”, acrescentou Vani ao comemorar os resultados apresentados aos agricultores familiares.

Em ‘Café com o produtor’, Projeto Top 10 apresenta máquina de empacotar forrageiras, para estocar o capim para o inverno. Foto: Guiomar Biondo

CONFIRA MAIS REGISTROS DO CAFÉ COM O PRODUTOR:

Publicidade
Artigo anteriorHomem desaparece; sua caminhonete e calçados são encontrados próximo ao rio Dourados
Próximo artigoEmpresas do Simples têm até amanhã para inscrever empregado no eSocial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here