Enem 2018: espelhos da redação estão disponíveis para candidatos; veja correção

0

-Exame foi aplicado em novembro de 2018. Notas de treineiros também foram disponibilizadas-

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem consultar, a partir desta terça-feira (19), os espelhos da redação – ou seja, a versão digitalizada dos textos corrigidos. É necessário acessar a Página do Participante, neste endereço. Também foram liberadas as notas dos treineiros que fizeram a prova.

O objetivo da disponibilização desse conteúdo aos estudantes é pedagógico: cada participante pode ter acesso às justificativas da nota atribuída pelos corretores em cada uma das cinco competências avaliadas no Enem.

Na edição de 2018, de mais de 4 milhões de candidatos, 55 tiraram a nota máxima (13 homens e 42 mulheres).

As 55 notas mil na redação do Enem 2018 — Foto: Roberta Jaworski/G1

As 55 notas mil na redação do Enem 2018 — Foto: Roberta Jaworski/G1

Tema da redação

Em 2018, o tema da redação foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“. A prova teve quatro textos motivadores: três trechos de reportagens e um gráfico com dados.

Enem 2018 - Prova Amarela - Redação — Foto: Reprodução

Enem 2018 – Prova Amarela – Redação — Foto: Reprodução

Duas das três reportagens citaram diretamente os algoritmos e foram publicados em 2016. Um deles, “O gosto na era do algoritmo”, foi publicado em 2016 pelo jornal “El País” e escrito pelo jornalista Daniel Verdú. O outro, chamado “A silenciosa ditadura do algoritmo”, é de autoria do jornalista brasileiro Pepe Escobar.

A terceira reportagem, também de 2016, foi publicada pela BBC Future. De autoria de Tom Chatfield, o texto chama “Como a internet influencia secretamente nossas escolhas”. O gráfico que aparece na prova de redação é um organograma de dados produzido pelo IBGE com o perfil dos usuários de internet no Brasil em 2016, com detalhes sobre o uso da internet entre homens e mulheres.

(Notícia Extraída do G1)

Publicidade
Artigo anteriorPreso de novo, Beto Richa será levado para Complexo Médico Penal de Curitiba
Próximo artigo6.780 pessoas são encaminhadas ao trabalho pela gestão municipal de Itaquiraí, em 6 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here