Uma reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (14) tratou da organização das ações do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas e Residência e da Preceptoria no SUS (Sistema Único de Saúde) em Dourados, um dos dois municípios do Centro Oeste contemplados para receber as ações que visam a qualificação de preceptores por meio de intervenções no contexto real do mundo do trabalho, onde estão inseridos os residentes e graduandos das profissões em saúde.
O programa do Ministério da Saúde, através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, tem o aporte do Conass, Conasems, Cosems e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
Conforme Josiane França Peralta Dan, do núcleo de Educação em Saúde, do departamento de Gestão Estratégica do SUS, ligado à Secretaria municipal de Saúde, o destaque do projeto são as intervenções na realidade dos participantes das iniciativas educacionais com foco na transformação do ‘mundo do trabalho’. “O programa visa contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde e no processo de expansão e qualificação dos programas de residência”, disse.
Em suma, a oferta da qualificação visa contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, no sentido de ampliar a qualidade, o acesso e a integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde.