(Roney Minella) – Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) da Secretaria Municipal de Saúde de Itaquiraí e que integram seis equipes de ESFs, estão realizando um mutirão de atendimento domiciliar. O trabalho iniciado no dia 19 de novembro, junto às famílias dos assentamentos Lua Branca e Aliança, deverá terminar na próxima quarta-feira (12-12), contemplando 52 micros áreas do ESF Itaquiraí.

Hoje (07-12), o mutirão está acontecendo em áreas da região central do município. “O trabalho dos ACS é fazer a visita domiciliar, e cada um tem sua micro área delimitada. As orientações vão desde os cuidados básicos de higiene, informações sobre a vacinação, conscientização de combate à dengue e divulgação do horário de atendimentos dos postos de saúde. Interagimos com as famílias visando a saúde”, explica a enfermeira Silvia de Andrade dos Santos – Silvinha.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, aponta a importância do mutirão dos ACSs. “Esta é a oportunidade que os agentes de saúde têm para conhecer a realidade atual de seus pacientes e fazer encaminhamentos necessários para as ações de apoio à saúde e prevenção às doenças”.

Marcelo Rosa destaca que a Secretaria de Saúde se preparou para garantir os atendimentos prioritários a população e citou como exemplo a compra antecipada de medicamentos para que os remédios de tratamento contínuo não faltem nos próximos três meses. “Portanto, mais uma ação de grande valia dos ACSs será a entrega destes medicamentos, referentes aos meses de dezembro e janeiro, para os pacientes hipertensos e diabéticos. Enfim, o mutirão marca a finalização dos procedimentos de 2018”, afirma o secretário.

Silvinha acrescenta que com este mutirão os agentes comunitários de saúde colhem todas as informações necessárias para a participação na reunião coletiva que acontecerá no próximo mês de janeiro. “É um trabalho que marca o fim de um exercício e nos dá um raio-x das famílias e pacientes visitados para iniciarmos mais um ano de atividades”, finaliza a enfermeira municipal.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here