Meio Ambiente de Itaquiraí, Conisul e Itaipu distribuirão cartilha a alunos sobre a correta destinação do lixo

0
Foto: Assessoria - Édina Brindarolli (Conisul), Rita Fabrini (educadora ambiental), e Luiz Carlos, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaquiraí, apresentam a cartilha que será distribuída aos alunos.

(Roney Minella) – A Prefeitura de Itaquiraí, através de ação do Departamento Municipal de Meio Ambiente, está desenvolvendo o projeto “Itaquiraí Recicla”, fazendo o recolhimento de materiais recicláveis, papel, plástico e metal. “Agora, faremos a distribuição de uma cartilha para os alunos do 1º ao 5º ano com o título: Resíduo ou lixo: o que você faz com o seu?, para abordarmos o tema junto à comunidade escolar”, anuncia o diretor municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos de Souza.

No total serão distribuídas 1.200 cartilhas de 16 páginas cada uma, inicialmente, com ilustrações sobre os recicláveis e a compostagem do lixo, tendo a participação de adultos e crianças. Posteriormente, aborda situações para recusar, repensar, reduzir, reutilizar e reciclar, sendo os chamados cinco erres, como fórmula para ser ter um planeta sustentável.

O aquecimento global, buraco na camada de ozônio, crescimento da população mundial, e a mudança do perfil do lixo produzido pelos consumidores obrigam autoridades e sociedade a acenderem a luz de alerta sobre a necessidade da correta destinação final dos resíduos industrial e doméstico.

“É com esta preocupação que estamos desenvolvendo estes projetos, de recolhimento dos recicláveis, e de educação ambiental, buscando a conscientização. E ela começa por nossos alunos, que passarão a entender, desde a tenra idade, o que são compostos ou resíduos sólidos, que resultam em orgânicos, recicláveis e rejeitos. Também abordamos as doenças, o chorume, alagamentos e poluição que os resíduos podem provocar. Tudo isso está nesta cartilha”, confirma Luiz Carlos.

Ao orientar praticar os 5Rs, apresentar estória em quadrinhos, destacar a responsabilidade compartilhada e a logística reversa, a revista fecha com passatempos. “Nosso Planeta, nossa casa. Para viver bem, precisamos cuidar da nossa própria casa, do nosso lar”, finaliza a revista que foi produzida com investimentos da Itaipu Binacional, parceira do projeto através do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

“Em Itaquiraí, recebemos as revistas da secretária executiva do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios do Cone Sul de MS), Édina Brindarolli. A partir de agora, vamos visitar os alunos em suas escolas, fazer palestras e distribuir as cartilhas”, acrescenta o diretor de Meio Ambiente.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here