Primavera dos Museus busca ampliar acesso à cultura em todo o país

0

Programação reúne exposições, visitas guiadas e ações educativas

Iara Balduino – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 21/09/2026 – 08:00

 

Apenas 16% da população brasileira visitou um museu nos 12 meses anteriores a 2025, segundo pesquisa da Fundação Itaú. No mesmo período, 26% das pessoas frequentaram um centro cultural. O acesso é ainda menor entre a população de renda mais baixa.

Para ampliar o acesso a esses espaços, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a Primavera dos Museus desta segunda-feira (21) até o dia 27 de setembro. A iniciativa busca incentivar as instituições culturais a se aproximarem da população e ampliar as oportunidades de visita a museus e pontos de memória.

Com o tema Museus para todas as pessoas, a edição propõe ampliar o diálogo sobre o direito à memória, ao patrimônio cultural, à participação e ao pertencimento. O objetivo é estimular os visitantes a reconhecer nos acervos elementos de sua própria história e cultura.

A programação fica a critério de cada instituição e inclui exposições, visitas guiadas e atividades educativas. A programação completa está na página do Ibram.

Publicidade
Artigo anteriorFlamengo abre três pontos de vantagem na liderança do Brasileirão Betano
Próximo artigoConselho Tutelar apura denúncias envolvendo creche particular no MS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here