“Casos de dengue aumentam em Caarapó”, afirma boletim epidemiológico

0

Esta informação foi divulgada no boletim epidemiológico de terça-feira (4)

O volume de chuvas que caiu sobre Caarapó no mês de março e o descuido por parte da população tem aumentado os casos de dengue significativamente, trazendo consigo um alerta. Esta informação foi divulgada no boletim epidemiológico de terça-feira (4), do setor de Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, onde mostra que já foram notificados 486 casos da doença.

De acordo com o boletim, os casos de dengue notificados foram 486 e somente na última semana somam mais 107 casos. Os casos confirmados da doença saltaram de 130 para 172 em apenas 7 dias da última divulgação e 158 notificações foram descartadas, porém 156 exames estão sendo aguardados os resultados.

O boletim epidemiológico também cita que há 26 casos suspeitos notificados de Zika Vírus e mais 46 casos suspeitos notificados de Chikungunya. Lembrando que todas as três doenças são frutos do mosquito Aedes Aegypti.

Saiba a diferença entre as três doenças

Segundo o ministério da saúde as três doenças são muito parecidas e podem ser confundidas, entretanto, existem diferenças no quadro clínico que podem ajudar na distinção.

Dengue: o primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos:

Chikungunya: também de início súbito de febre, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue, dor muscular e nas articulações (estas são mais exuberantes que em Dengue e Zika), dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika: tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), conjuntivite (olhos vermelhos sem secreção ou coceira), dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores no corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

O hemograma ajuda muito da diferenciação dos quadros. Uma vez que a queda nas plaquetas e a leucopemia são mais exuberantes na Dengue e quase inexistente na Zika.

Fonte: Portal da Cidade Caarapó

Publicidade
Artigo anteriorGoverno de MS garante pacote de R$ 13 milhões para enfrentamento a dengue e doenças respiratórias
Próximo artigoCAARAPÓ: Dr. Baena pede praça com parque infantil no Capitão Vigário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here