FGTS: Com ameaça de ser extinto pelo Governo Federal, resgate do saque-aniversário é recorde

0

Novo presidente já sinalizou a possibilidade de acabar com a modalidade a partir de março

O valor resgatado via saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) bateu recorde para o mês de janeiro. Até o dia 24, os beneficiários sacaram pouco mais de R$ 1,1 bilhão do fundo. O valor supera os dados fechados de janeiro em 2022 (R$ 1,1 bilhão), e em 2021, (de pouco mais de R$ 1 bilhão).

Desde o início da nova gestão, o governo já discute a extinção do saque-aniversário. O recém-empossado ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que pretende acabar com a modalidade porque “quando se estimula sacar em todos os aniversários, quando o cidadão precisar dele, não tem”.

Em entrevista à GloboNews nesta semana, o ministro afirmou que irá sugerir a suspensão de novos pedidos a partir de março, durante a primeira reunião com o Conselho Curador do FGTS.

Marinho acredita que a modalidade, além de prejudicar diretamente o trabalhador, enfraquece o fundo de investimentos para gerar emprego. O FGTS serve para garantir empréstimos para projetos de infraestrutura, como a construção da casa própria.

O saque-aniversário do FGTS foi autorizado no final de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, e já foi utilizado por cerca de 29 milhões de brasileiros. O formato permite que trabalhadores com conta ativa no fundo possam sacar, anualmente, uma parte do saldo, no mês do aniversário.

Publicidade
Artigo anteriorPolícia Civil prende dois por furto de antenas GPS agrícolas
Próximo artigoIbama: Grupo vai fiscalizar fraudes em sistemas de controle florestal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here