O afastamento de oito vereadores da Câmara de Maracaju durante a Operação Dark Money, desencadeada na manhã de quarta-feira (7/12), os suplentes dos parlamentares foram convocados pelo presidente interino da Casa, Gustavo Duo.
Daniel Ruiz (DEM), Célio Franco de Oliveira, Vergínio da Silva, Rudimar Oliveira Lautert e Maria das Graças Alves de Lima, todos do MDB, foram chamados para posse.
Além deles, também entram Nelson José dos Santos e Rosane Jung, ambos do PSDB, e Odair Robert Schwinn (Patriota).
Eles ocupam os cargos de Hélio Albarello (MDB), Antônio João Marçal de Souza (MDB), João Rocha (MDB), Laudo Sorrilha (PSDB), Robert Ziemann (PSDB), Ilson Portela (União Brasil), Jefferson Lopes (Patriota) e Ludimar Portela (MDB), todos afastados pela Justiça.
Todos devem ser empossados nas próximas horas. De acordo com a Câmara local, eles participarão das discussões e votações da Lei Orçamentária de 2023. O mandato provisório irá até 5 de janeiro.
Mensalinho
A terceira fase da Operação Dark Money desencadeada na quarta-feira foi denominada ‘Mensalinho’.
Desencadeada por policiais civis do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), as investigações revelaram que os vereadores e ex-vereadores citados no processo recebiam dinheiro da prefeitura de Maracaju em troca de apoio ou ‘vista grossa’.
Os fatos ocorreram entre os anos de 2019 e 2020.
A Polícia Civil aponta que o esquema realizava pagamentos a partir de uma conta clandestina aberta em nome da prefeitura de Maracaju, sem conhecimento ou auditoria dos órgãos de controle.
Os pagamentos eram feitos por meio de cheques ou até mesmo em espécie, dificultando o rastreio. O dinheiro era recebido diretamente pelos parlamentares ou por ‘laranjas’ indicados por eles.
(Com informações do site Dourados News)

