Polícia Federal faz operação para reprimir contrabando e descaminho

0

Na manhã de hoje, Policiais Federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão, sendo 3 na cidade de Dracena/SP e 1 na cidade de Paulicéia/SP

Setor de Comunicação Social da SR/PF/SP

 

Araçatuba/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 17/8, a Operação Tântalo, visando desarticular um grupo criminoso voltado ao comércio de produtos descaminhados e/ou contrabandeados através da rede mundial de computadores.

As investigações se iniciaram em meados de 2021, após uma ação de repressão aduaneira realizada pela Receita Federal em diversas partes do território nacional, ocasião em que foram identificadas pessoas físicas e jurídicas atuantes na região de Dracena/SP e voltadas para a venda ilegal de mercadorias pela internet. Todas elas já haviam sido autuadas pela Receita Federal várias vezes.

Nos últimos 5 anos, os investigados e as empresas a eles relacionadas praticaram extenso comércio virtual de produtos descaminhados (eletrônicos, brinquedos, artigos recreativos, etc), sendo que apenas uma das empresas comercializou irregularmente mais de doze mil itens, cujo valor ultrapassou a casa dos R$ 12 milhões.

O aprofundamento das investigações permitiu, portanto, que a PF representasse pela expedição dos mandados de busca e apreensão, sendo eles deferidos pela Justiça Federal em Andradina/SP, ante a possibilidade de os imóveis estarem sendo utilizados como entreposto de mercadorias oriundas do Paraguai.

A investigação continua, agora com a análise dos materiais apreendidos, e os envolvidos poderão ser responsabilizados pelo crime de descaminho e de contrabando apenados, respectivamente, com reclusão, de 1 a 4 anos e reclusão, de 2 a 5 anos.

Edição: Pedro Lopes

Publicidade
Artigo anteriorPara se classificar na Copa do Brasil, Corinthians precisa reveter placar e retrospectos recentes
Próximo artigoPF combate crime de abuso sexual contra crianças e adolescentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here