JAPORÃ: Olimpíada da Matemática – Projeto inovador premia alunos no Jacareí

0

“Multiplicando Conhecimento – Tabuada em Questão” envolveu alunos da escola ‘José de Alencar’

(Roney Minella – Assessoria de Comunicação – PMJ)

 

Escola Municipal José de Alencar, situada no distrito de Jacareí, em Japorã, transformou o aprendizado da matemática em uma emocionante competição saudável. Alunos do 3º ano dos anos iniciais ao 9º ano do anos finais participaram do projeto “Multiplicando Conhecimento – Tabuada em Questão”, uma iniciativa idealizada pelo atual diretor da instituição, Nivaldo Lara, e coordenada pelos professores de matemática. O evento contou com o apoio essencial da Secretaria Municipal de Educação, liderada por Veridiana Barbosa da Silva, e da prefeitura local.

Do Tabuleiro à Grande Final

O projeto foi estruturado em três etapas estratégicas para garantir o engajamento e a fixação do conteúdo:

Inicialmente os professores, em suas respectivas turmas, prepararam e incentivaram seus alunos sobre a importância do projeto, na sequência, desenvolveram as atividades utilizando diferentes estratégias para compreender e resolver a multiplicação, com habilidades competitivas.

“Na segunda etapa os professores realizaram uma classificação em sala, através de competição, sendo que os melhores alunos e mais preparados estariam na grande final. Este ano a final contou com 36 alunos em cada turno, os quais representavam suas respectivas turmas”, explicou o diretor da ‘José de Alencar’.

Na fase decisiva, os estudantes enfrentaram testes de agilidade mental elaborados pela equipe diretiva. Em confrontos diretos e eliminatórios após sorteio, as duplas precisavam resolver 100 tabuadas aleatórias no menor tempo possível. Na rodada final, os cinco melhores de cada turno disputaram os prêmios principais pelo critério de velocidade e precisão.

Premiação e Reconhecimento

A dedicação dos alunos foi celebrada com medalhas de participação e prêmios de alto valor para os cinco primeiros colocados de cada turno:

·  1º Lugar: Uma bicicleta aro 29.

·  2º Lugar: Um smartphone.

·  3º Lugar: Um kit de futebol de campo.

Sucesso Consolidado

Lançado originalmente em 2023, o projeto segue superando as expectativas de desempenho escolar.

“O mais importante foi o conhecimento adquirido durante toda a preparação. Todos ganharam, pois alcançamos o objetivo principal de garantir um ensino-aprendizado de qualidade”, destaca o diretor Nivaldo Lara.

O gestor também expressou agradecimentos aos professores, coordenadores, familiares, à secretária Veridiana e ao prefeito Malaquias pelo suporte contínuo à iniciativa afirmando: “Nossos agradecimentos a todos os professores envolvidos, aos coordenadores e direção pelo empenho e aos pais que incentivaram seus filhos a participarem da competição. De uma forma muito especial, agradecemos em público a secretária de Educação Veridiana Barbosa pela parceria e, sobretudo, o apoio e incentivo do prefeito Vitor Malaquias à este projeto Multiplicando Conhecimento, que obteve sucesso e superou nossas expectativas”, finalizou Nivaldo Lara, o entusiasta e precursor do projeto.

A grande final do projeto “Multiplicando o Conhecimento” contou com a presença de um grande número de pais que a convite da equipe diretiva foram prestigiar, acompanhar, e incentivar seus filhos.

 

Publicidade
Artigo anteriorTRAGÉDIA: Colisão entre micro-ônibus da Saúde e carreta deixa 23 mortos no Paraná
Próximo artigoDOURADOS: Prefeitura promove Curso de Micromobilidade Consciente para alunos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here