NAVIRAÍ: atendendo Mochi e Kemp operadora disponibilizará à Sejusp técnico permanente aos nºs 190 e 193

0
Agência ALEMS – Osvaldo Júnior / Foto: Wagner Guimarães
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) contará com a presença permanente de um técnico da operadora Oi como mecanismo para reduzir problemas relativos aos serviços 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A medida foi comunicada na tarde desta terça-feira (30) durante reunião técnica proposta pelos deputados Junior Mochi (MDB) e Pedro Kemp (PT) para discutir intercorrências nas chamadas aos números 190 e 193 em municípios do estado.
O pedido inicial encaminhado ao gabinete do deputado Junior Mochi, partiu da vereadora de Naviraí, Patrícia Capuci, após denúncias de que o município ficou sem cobertura dos números de emergência à PM e Corpo de Bombeiros por mais de 60 dias. A partir disso, foram adotadas as iniciativas que resultaram na reunião e nas medidas apresentadas.

O encontro foi realizado na Sala Deputado Onevan de Matos, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e teve a participação de representantes da Sejusp e das operadoras Oi, que tem contrato com o Estado, e Vivo. A reunião foi motivada por reclamações da população e da Câmara de Vereadores de Naviraí aos deputados Junior Mochi e Pedro Kemp. O município tem enfrentado problemas com os canais 190 e 193, sobretudo durante agosto e setembro. Os dois parlamentares apresentaram, no início deste mês, requerimentos solicitando explicações quanto às causas do problema e ações para solucioná-los.

De acordo com dados apresentados pelo Coronel BM Wandner Valdivino Meirelles, coordenador de Tecnologia, Informática e Radiocomunicação (CTIR) da Sejusp, foram registradas, neste ano, 370 ocorrências referentes a problemas com os serviços 190 e 193 em Mato Grosso do Sul. Foram 265 casos de paralisação e 105 de perda de rota (problema de encaminhamento das chamadas). Setembro concentrou o maior volume de ocorrências, com 62 e 38 casos, respectivamente.

Medidas

O avanço na tecnologia é um dos caminhos para mitigar os problemas com os canais 190 e 193. Conforme explicado pelo vice-presidente da Oi, Marcelo Leite de Moraes, e outros executivos da operadora que estiveram na reunião, a empresa está mudando sua rede de TDM (Time Division Multiplexing), comunicação mais antiga e física, para SIP (Session Initiation Protocol), que é virtual. Na prática, quando houver qualquer obstáculo na comunicação, a rede buscará, em milissegundo, outro caminho para a chamada ser completada.

De acordo com os representantes da operadora, em todo o país, essa nova tecnologia está 84% instalada e, em Mato Grosso do Sul, essa abrangência é de 96%. Até novembro, toda rede, no estado, terá migrado da antiga para a nova tecnologia.

Além desse avanço tecnológico, outras medidas foram encaminhadas entre o Governo e a operadora Oi. Uma delas é a presença permanente de um técnico da telefônica na sede da Sejusp, segundo informou o delegado Tiago Macedo dos Santos, superintendente de Segurança Pública (SSP) da secretaria. O objetivo é dar agilidade na solução de ocorrências de falhas nas chamadas aos números 190 e 193. Também será criada, de acordo com o superintendente, uma comissão específica para acompanhamento sistemático das intercorrências nos serviços.

Os deputados Junior Mochi e Pedro Kemp avaliaram como positiva a reunião e reforçaram a importância da oferta com qualidade dos serviços 190 e 193. Destacaram que esses canais são essenciais para a segurança da população e para o enfrentamento da violência.

Publicidade
Artigo anteriorITAQUIRAÍ: Prefeito Thalles recebe mães de alunos autistas e reforça compromisso a causa
Próximo artigoGoverno de MS reforça compromisso com a educação e destaca avanço do Estado na alfabetização

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here