Sejusp entrega veículos para reforçar segurança em aldeias indígenas de Miranda

0

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária, realizou na terça-feira (9) a entrega de dois veículos destinados ao fortalecimento da segurança em comunidades indígenas de Miranda.

Em parceria com a prefeitura municipal, um automóvel foi entregue ao Conselho Comunitário de Segurança das Aldeias Indígenas do Complexo Cachoeirinha e outro ao Conselho Comunitário de Segurança da Aldeia Indígena Passarinho. As entregas foram acompanhadas pelo prefeito municipal, Fábio Santos Florença.

O coordenador estadual de Polícia Comunitária, Carlos de Santana Carneiro, destacou que a iniciativa amplia a capacidade de ação das comunidades, ao mesmo tempo em que fortalece a integração com as forças policiais.

“A entrega desses veículos representa mais do que um reforço na frota. É um reconhecimento da importância dos conselhos indígenas como protagonistas na construção de soluções de segurança, garantindo que as ações sejam pensadas junto com a comunidade e para a comunidade”, afirmou.

Desde a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Indígena (CCSInds), a Sejusp já implantou 15 unidades e destinou 19 veículos para o trabalho integrado entre lideranças locais, polícias e demais instituições. Essa combinação, conselhos ativos e frota exclusiva, é pioneira no Brasil e tem fortalecido o protagonismo indígena na construção de estratégias de proteção e convivência pacífica.

“Com as novas unidades, a Sejusp reforça o compromisso de ampliar a segurança nas comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul e de estreitar, cada vez mais, a relação de confiança e cooperação entre as forças de segurança e os povos originários”, finaliza o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.

Publicidade
Artigo anteriorMato Grosso do Sul premia escolas públicas com melhores resultados em alfabetização
Próximo artigoPolícia vai às ruas para colocar tornozeleira em 40 agressores de mulheres

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here