GEMA de Naviraí reforça parceria com a Copasul em prol de agroindústria

0

O Governo de Naviraí, através da GEMA – Gerência Municipal de Meio Ambiente reiterou, em reunião nesta quarta-feira (11-06), a parceria técnico- institucional com a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense). Desta vez, em relação às questões de licenciamento ambiental, visando à implantação da Unidade Industrial de Processamento de Soja, a maior agroindústria já iniciada em Naviraí.

A reunião na sede da GEMA contou com as participações dos representante da Copasul, Supervisora de Sustentabilidade Izabella Vasconcelos; Analista Ambiental João Pedro Dias; Assistente Ambiental Rita Caroline; e a Auxiliar Administrativo Ambiental Nicolly Sato. Da Gerência de Meio Ambiente, o gerente, Geógrafo João do Carmo Neves – Chocolate; o Biólogo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança no Trabalho, gerente do Núcleo de Licenciamento Ambiental Darlan da Silva Serra; e a Fiscal Ambiental Camila Bomfim de Carvalho Ferreira.

Inicialmente, os técnicos da Copasul buscaram mais informações detalhadas sobre as ações desempenhadas pela equipe da Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura. Destacaram o interesse em garantir maior assertividade possível na elaboração de documentações, cumprindo todo o rito exigido pelo órgão regulador municipal. “O interesse é que as licenças ambientais possam ser liberadas sem morosidade, por isso, este o diálogo da empresa direto com a equipe da GEMA”, explicou Izabella Vasconcelos.

“Recebemos determinação do Chefe do Executivo, o prefeito Rodrigo Sacuno, para dar celeridade nos atendimentos de pleitos que visem promover o desenvolvimento de Naviraí. Esta nova indústria da Copasul é um dos exemplos, por isso, nós da GEMA estamos de portas abertas e empenhados parar dar apoio, orientação e encaminhamento das demandas em torno das questões ambientais”,  afirmou o gerente de Meio Ambiente, João do Carmo Neves – professor Chocolate.

“Estamos cumprindo com responsabilidade o dever de gestores ambientais, sobretudo, para garantir  as condições para que os empreendimentos, a agroindústria, enfim, as empresas, tenham o respaldo desde a licença ambiental de início das obras até a validação do certificado para funcionamento. Analisamos processos, vistoriamos as construções… Compreendemos as prioridades do empreendimento da Copasul. Vamos atuar para desburocratizar. Faremos todo possível para cumprir os prazos e liberar as solicitações, por isso, a importância de se cumprir as condicionantes exigidas para as licenças ambientais serem aprovadas”, respondeu Darlan Serra.

“Vamos atuar para desburocratizar. Podem contar conosco”: gerente do Núcleo de Licenciamento Ambiental Darlan da Silva Serra. © Roni Silva/PMN

 

“Este diálogo entre os técnicos da Copasul e a equipe ambiental da Prefeitura é fundamental. Somos parceiros da Copasul. Os novos investimentos vão impulsionar ainda mais o crescimento de Naviraí. O cumprimento das leis ambientais é um dever de todos. Nós da “Gestão Compromisso com o Futuro” trabalhamos dentro deste equilíbrio, apoiando o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, respeitando o meio ambiente, visando a preservação dos recursos naturais”, observou o prefeito Rodrigo Sacuno.

A nova fábrica da Copasul é o maior empreendimento da história da Cooperativa, com investimento total de R$ 1,013 bilhão, voltados exclusivamente para a indústria. A obra já foi iniciada com terraplanagem da área que tem um total de 115 hectares, e está localizada à margem direita da BR-163, Km 142,5, entre Naviraí e Juti. No local 210 trabalhadores movimentam o canteiro de obras com terraplenagem para instalação da subestação geral de energia elétrica, graneleiro e caminhos de acesso para os canteiros de obra.

A previsão de término desta fase é até o final de maio. Assim que a fase de preparação do solo estiver concluída, o cronograma tem a previsão de início das bases para as construções que sustentarão as estruturas da fábrica.

Roney Minella – Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Naviraí (MS)

Legenda do Destaque: Gerente de Meio Ambiente, João do Carmo Neves, ao garantir respaldo da GEMA na celeridade de processos ambientais reivindicados para futura fábrica da Copasul. © Roni Silva/PMN

Fotos do Destaque e Galeria: © Roni Silva / PMN

Publicidade
Artigo anteriorApós ação integrada entre delegacias, Polícia Civil prende suspeito de violência doméstica em Caarapó
Próximo artigoVereadores homenageiam os 40 anos da Associação Pestalozzi de Dourados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here