Prefeitura inicia amanhã o mutirão “Itaquiraí contra a Dengue – Xô mosquito”

0

-Palestras de conscientização já estão sendo realizadas nas escolas, por ACSs; projeto sorteará prêmios para os participantes da coleta seletiva-

            Roney Minella – Departamento Municipal de Comunicação  (Itaquiraí – MS)

A Prefeitura de Itaquiraí, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde lança nesta terça-feira (05-11), o projeto Itaquiraí contra a dengue – “Xô mosquito”. O objetivo do mutirão que vai até o dia o próximo dia 7 de dezembro é mobilizar a população para a prevenção e combate à dengue.

“É preciso sensibilizar a população para que todos tomem os cuidados necessários para evitar o aumento do foco do mosquito Aedes aegypti e, sobretudo, sejam eliminados criadouros para que esta doença seja diminuída em nossa cidade”, justifica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa.

As agentes de Saúde, Elcy Assunção e Marinalva Matias, durante palestra a alunos da rede municipal de ensino, enfocaram o tema: combate e prevenção à dengue.

O mutirão está sendo colocado em prática através dos Agentes Comunitários de Saúde – ACSs, e Agentes de Controle de Endemias – ACEs. Os ACSs já estão desenvolvendo a campanha pedagógica do projeto, junto à comunidade escolar. Por outro lado, os ACEs vêm mantendo há meses, armadilhas e ações contínuas de combate ao mosquito, afirma o coordenador Marcos Domingos.

A ACS, Marinalva Matias, informa que os alunos têm assistido, dentro das salas de aulas, palestras preparadas pelos agentes de saúde. “Fazemos um trabalho para despertar nos estudantes o espírito combativo frente ao problema da dengue, oferecendo informações e as mais variadas dicas de prevenção”, relata Marinalva.

PONTOS DE COLETA

O projeto aponta que além de identificar a presença do mosquito e eliminar o foco, a meta é fortalecer e ampliar a coleta seletiva do lixo. Para isso serão instalados três pontos de coletas de materiais recicláveis, sendo na Igreja Católica do Jardim Primavera, na garagem da Secretaria Municipal de Obras e Praça Santos Tomazelli.

“Convocamos a participação de todos para que levem aos pontos de coletas os materiais recicláveis retirados das residências e troquem por cupons numerados. Vamos fazer sorteios de prêmios para quem participar desta campanha. Fizemos uma parceria com a rádio Maracaí FM que ficará responsável pelos sorteios dos prêmios”, anuncia o secretário Marcelo Rosa (foto).

 

Simultaneamente, até o próximo dia 6 de dezembro, os agentes de saúde estarão fazendo visitas domiciliares, levando informações, orientações e distribuindo panfletos pedagógicos de combate ao mosquito da Dengue, Zica vírus e febre Chikungunya. “Montaremos também, estandes em frente ao Banco do Brasil, Supermercado Jonas e na Praça Central, onde manteremos equipes distribuindo material informativo contra a dengue. Nossa meta é sensibilizar a população que cada um tem responsabilidade nesta guerra contra a dengue”, acrescenta Daniele Souza, da secretaria Municipal de Saúde.

O “Dia D” do projeto Itaquiraí contra a Dengue será dia 7 de dezembro. Neste dia, além da coleta seletiva na Praça Santos Tomazelli e distribuição de folders, será instalado no local o Parque Infantil. O encerramento do projeto será marcado pelo sorteio e entrega de brindes aos participantes do projeto.

“Queremos fechar o ano com o menor índice possível de dengue. Mas, dependemos da participação da sociedade, das entidades, associações, órgãos representativos, dos alunos, pais e de todas as famílias nesta campanha, por isso, pedimos a colaboração de todos”, pede o secretário Marcelo Rosa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here