Saúde de Itaquiraí e ACSs encerram mutirão de prevenção à Sífilis/DSTs

0

-No sábado, campanha terá standes em frente ao BB e Supermercado Jonas, com distribuição de folders e informações à população-

          Roney Minella – Departamento Municipal de Comunicação (Itaquiraí – MS) 

Foi encerrado ontem (02-10), com sucesso total, o mutirão de prevenção à sífilis e doenças sexualmente transmissíveis – DSTs. A ação, uma iniciativa dos ACSs – Agentes Comunitários de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a efetiva participação de 48 ACSs e seis enfermeiros que aderiram voluntariamente à campanha.

O mutirão foi iniciado no dia dois de setembro, com visitações às famílias dos assentamentos Santo Antônio, G.A., MST, Santa Rosa, Sul Bonito, Indaiá, Boa Sorte e Tamakavi. Posteriormente as equipes desenvolveram as visitas domiciliares na área central da cidade e demais bairros. Outra ação que incrementou os trabalhos foram as palestras nas unidades de saúde, Escola Família Agrícola, acampamentos de sem teto na Vila Industrial e “jardim das mães”, com participações dos enfermeiros, Diuquéblea (Dil), Neuza, Eduardo, Jéssica, Silvia e Vivian.

No total 6.019 famílias receberam orientações sobre a forma de transmissão da sífilis, prevenção, sintomas, fases da doença e tratamento, bem como prevenção a outras DSTs. Neste contexto, os ACSs agradecem a ótima receptividade que tiveram, afirmando que “a população nos atendeu com carinho e acatou as informações dando atenção ao material distribuído para compartilhar a informação dentro de casa”.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, destaca o sucesso do mutirão e elogia o empenho de todos os agentes de saúde envolvidos. “Este tipo de trabalho ‘nasceu’ nesta administração do prefeito Ricardo Fávaro. E o mais importante é que vem dando resultados satisfatórios, tanto é que, especificamente neste mutirão alguns casos foram detectados e, imediatamente, foram encaminhados aos ESFs de referência para as consultas e diagnósticos”.

Marcelo acrescenta que a campanha continuará neste sábado, 5 de outubro, conforme programação, com a instalação  de dois estandes, um em frente a agência do Banco do Brasil, na Avenida Treze de Maio, e outro em frente ao Supermercado Jonas. Nestes locais, das 8 às 13 horas os ACSs estarão distribuindo material informativo e passando informações gerais sobre a prevenção.

“Fazemos um agradecimento especial a todos os ACSs e enfermeiros que aderiram ao mutirão e estão finalizando esta campanha em prol da comunidade de Itaquiraí. O trabalho comprovou o comprometimento daqueles que, de fato, querem fazer Saúde e têm compromisso em atuar em benefício da população. A luta pela prevenção, conscientização e tratamentos são de suma importância e vêm ao encontro de nossa proposta de melhorar as ações em saúde. Aliás, colocamos em prática a determinação do prefeito Ricardo de humanizar os atendimentos em saúde, por isso, todos estão de parabéns. Quem ganha com isso é a população”, pontua o secretário Marcelo Rosa.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here