-Ação será realizada neste sábado pela Secretaria de Meio Ambiente de Itaquiraí e diversos parceiros ambientalistas-

            Roney Minella – Departamento Municipal de Comunicação  (Itaquiraí – MS)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaquiraí realizará no próximo sábado, 5 de outubro, o “Rio Mais Limpo 2019”, com início às 8 horas, no recinto da Praia da Amizade (Itaquipraia). Simultaneamente, será realizado o plantio de centenas de mudas de árvores nativas e frutíferas, em parceria com a fazenda Green Farm, que está fazendo a doação das mudas.

O “Rio Mais Limpo” ocorre em parceria com a APA (Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná), ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Coripa (Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência), Parque Nacional Ilha Grande, Sismma (Sistema Municipal de Meio Ambiente), e Itaipu Binacional.

O secretário de Meio Ambiente de Itaquiraí, Luiz Carlos de Souza, destaca que a ação “Rio Mais Limpo 2019” recolherá resíduos e demais materiais que degradam e poluem os rios que deságuam no Paranazão e banham as ilhas do Parque Nacional Ilha Grande.

“Formaremos grupos que sairão para recolher todo o tipo de lixo que estiver no leito do rio, cabeceiras, barrancos, manguezais, sobretudo, nas áreas de circulação de pescadores. As lideranças dos órgãos ambientais e voluntários atuarão ao norte e sul da Praia da Amizade, com o lixo retirado do Paranazão e córregos afluentes sendo depositados na prainha, para destinação adequada”, explica Luiz Carlos.

Para a realização do “Rio Mais Limpo 2019” a Secretaria de Meio Ambiente de Itaquiraí está ‘convocando’ voluntários, ribeirinhos, moradores da colônia de pescadores, amantes da natureza e ambientalistas para, juntos, promoverem esta grande ação de preservação ambiental. “Venham participar conosco desta ação. Precisamos diminuir o impacto ambiental negativo provocado pela ação impensada do homem que tem deixado muitos resíduos à margem dos rios, os quais, com as chuvas acabam nos leitos dos rios e sobre as ilhas, resultando em degradação, assoreamento e até morte de espécies de peixes”, justifica o secretário de Meio Ambiente de Itaquiraí ao convidar a participação no evento do próximo sábado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here