Roney Minella – Repórter Panorama do MS  (Itaquiraí – MS)

            A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul através do 2º Pelotão de Itaquiraí, a Prefeitura de Itaquiraí através da Secretaria Municipal de Educação e Escola Municipal Jardim Primavera, a Secretaria de Estado da Educação através das escolas estaduais, Leopoldo Dalmolin, Manoel Guilherme dos Santos e José Juarez Ribeiro de Oliveira, concluíram na noite de sexta-feira (27-09) o Proerd 2019 de Itaquiraí – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

A solenidade de formatura foi realizada não recinto do Salão Paroquial. Prestigiaram o evento o vice-prefeito Geovane Severo, Comandante do 2º Pelotão da PM em Itaquiraí – Tenente Neuri Luiz Rozeni, Tenente PM Freitas, secretária municipal de Educação Valdirene Rodrigues Salomão, vereadores Ney Portela, Jefferson Rodrigo Lopes e Joel José Cardoso, o gerente do Sicredi de Itaquiraí Érick Gonçalves de Oliveira, e o Padre Silvestre.

Em Mato Grosso do Sul o Proerd já formou mais de 300 mil crianças. Em Itaquiraí o Proerde 2019 diplomou 341 estudantes das redes municipal e estadual de ensino, do 5º Ano Fundamental. A professora responsável e instrutora do curso foi a policial Juliana Rocha Leite. Ela contou com a participação dos professores-Regentes da Escola Municipal Jardim Primavera, Vilmar Ferreira dos Santos, Ana Paula Batista Marcolino e Maria Luiza Castuera Rezende, da Escola Leopoldo Dalmolin, Suzana Duarte, Kaira Taline Gonçalves Carris e Fernanda Ap. Cavallini, e da Escola Manoel Guilherme, professor-Regente José Felício Farias para o sucesso do curso.

Foram destacados na solenidade os diretores das escolas: JD Primavera – Marcia Pupo; Leopoldo Dalmolin – Erenilce Rosa; Manoel Guilherme – Barbara Camila, e da José Juarez – Denis Jr. Henrique, bem como os pais e familiares dos Proerdianos 2019.

O principal objetivo do curso foi ensinar as crianças dizerem não às drogas e à violência. As lições apresentadas em salas de aulas foram projetadas de modo que puderam ser identificadas as habilidades básicas e fundamentais para o desenvolvimento das crianças. De acordo com o histórico do curso, tais habilidades vão além da questão das drogas, pois, ensinam as crianças a fazerem escolhas saudáveis em todos os aspectos da vida, sobretudo, visando promover a prevenção primária e a orientação para tomarem decisões seguras e responsáveis.

“O Proerd ensina a criança a controlar seus impulsos e a pensar nos riscos e nas conseqüências de seus atos, elevando sua autoestima, solidificando noções de cidadanina e de convivência harmoniosa, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos colegas”, justificou a oradora do curso.

Após discursos das autoridades que destacaram a importância do Proerd, foi realizado o Juramento dos formandos que repetiram o compromisso lido pela Proerdiana Kaillainy Windilla Santana: “Prometo resistir às pressões, controlar minhas tensões, cultivar o amor próprio e às drogas dizer não. Eu prometo”.

Durante o curso, alunos fizeram redações delineando o entendimento que tiveram sobre o Proerd. As melhores foram selecionadas pela instrutora Juliana, sendo dos alunos Wallysson da Silva Fortunato – Escola Jardim Primavera, Yago Malta Macedo – Escola Leopoldo Dalmolin, e Laiane Garcia Mendonça – Escola Manoel Guilherme. Wallysson leu em público a redação de sua autoria,  a que mais se destacou entre as demais.

O ponto alto da solenidade foi a entrega dos certificados.  A coordenadora pedagógica da Escola Primavera – Maristela Portela acompanhada pela aluna Ana Carolina de Oliveira, da Leopoldo Dalmolin – Hilda Martinez com o aluno Caio Macedo, e da Escola Manoel Guilherme – Luzia da Silva, acompanhada do aluno Aniel Kaio Gomez da Silva, receberam os certificados representando, respectivamente, os alunos de cada escola.

A festa de formatura foi completada com apresentação cultural dos alunos do Grupo Mix Pop, de dança coreografada, coordenado pela professora Mares, entregas de brindes aos alunos destaques, professores, diretores e, na sequência sorteio de prêmios aos formandos presentes. O mascote do Proerd, o leão Daren, que representa a garra, a força e a resistência que as crianças precisam para dizer não às drogas, chegou à festa de formatura. Junto com os alunos e policiais instrutores do Proerd de MS e do Paraná, foi apresentado o que os proerdianos aprenderam durante as aulas. A instrutora PM Juliana discursou, fez agradecimentos a todos e despediu-se da turma, encerrando a formatura do PROERD 2019.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here